quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Diabete e problemas de saúde bucal
Existe uma ligação entre as doenças gengivais e diabetes?
Dos 21 milhões de americanos que têm diabetes, muitos podem ficar surpresos com uma inesperada complicação associada com esta condição.  Pesquisas sugerem que há uma prevalência aumentada de doenças gengivais (gengivite e periodontite) dentre aqueles com diabetes, somando as doenças gengivais a uma lista de outras complicações associadas com diabetes, tais como doenças cardíacas, acidentes vasculares encefálicos isquêmicos (derrame cerebral) e doenças renais.
Existe uma via de mão dupla?
Pesquisas recentes sugerem que a relação entre doenças gengivais e diabetes é uma via de mão dupla. Não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas esta pode ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes. Pesquisas sugerem que pessoas com diabetes têm alto risco de adquirirem problemas bucais, tais como gengivite (um estágio inicial de doença gengival) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas) Pessoas com diabetes têm um risco aumentado para doenças gengivais avançadas porque os diabéticos são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas, e têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.

Surgeon General´s Report on Oral Health afirma que uma boa saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes, use fio dental e consulte o dentista regularmente.
Por ser diabético corro um risco maior de ter problemas com os dentes?
Se seus níveis de glicose no sangue não forem bem controlados, você tem maior chance de desenvolver doença gengival avançada e de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabetes. Como todas as infecções, a doença gengival pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e pode tornar o controle do diabetes mais difícil.
Outros problemas bucais relacionados com diabetes são: candidíase (sapinho- uma infecção causada por um fungo que cresce na boca), boca seca que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries.
Como evitar problemas dentários associados ao diabetes?
Em primeiro lugar, o mais importante é você controlar o nível de glicose no sangue. Em seguida, cuide bem dos seus dentes e gengiva e faça exames minuciosos a cada seis meses. Para controlar as infecções por fungo, controle bem seu diabetes, procure não fumar e, se usar dentadura, remova-a e limpe-a diariamente. O controle adequado da glicose do sangue também ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes.
Que posso esperar das minhas consultas com o dentista? Devo contar a ele que tenho diabete?
As pessoas que têm diabetes necessitam cuidados especiais e seu dentista está preparado para ajudá-lo. Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando. Exceto em caso de emergência, não se submeta a qualquer procedimento dentário se o açúcar no sangue não estiver bem controlado.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012



Saiba porque é importante a visita periódica ao dentista Stock Photos, Divulgação/
Um sorriso perfeito é resultado de acompanhamento intensivo


Você vai ao dentista regularmente? Segundo dados do IBGE, aproximadamente um terço da população nunca teve atendimento odontológico ou não se consulta há três anos ou mais. Diante deste cenário, alguns alertas sobre a importância do dentista e as principais doenças bucais são necessários.

PREVENÇÃO
Através do exame clínico e das orientações profissionais fica mais fácil prevenir cáries, doenças periodontais e outras complicações, evitando assim problemas futuros no cuidado com os dentes e gastos em longos tratamentos. Um check-up periódico não deixa que os problemas saiam do controle.
LIMPEZA E CLAREAMENTO
Mesmo com uma higienização, escovação dos dentes e da língua bem feitos, o uso de fio dental, de anti-sépticos bucais e de escova lingual, para garantir a não-formação da placa bacteriana, de cáries e tártaro, a visita ao dentista é primordial para tirar as suas dúvidas e verificar se está fazendo todos os procedimentos de maneira correta.
Já existem muitas técnicas para clarear as diversas manchas nos dentes. O dentista irá realizar o tratamento indicado para o seu caso.
RESTAURAÇÕES
Antigas restaurações (conhecidas como obturações) feitas em amálgama, aquele material na cor cinza escuro, podem ser substituídas por resinas mais atuais que são imperceptíveis e duradouras.
PRÓTESES
Os implantes e as próteses possibilitam a substituição de um ou mais dentes perdidos.
PERDER O MEDO
Dentista não é mais sinônimo de dor e pânico. Hoje, o tratamento dentário é muito mais eficaz, rápido e indolor com a tecnologia disponível nos consultórios.
DOR DE DENTE
O melhor remédio é a prevenção. Visitas periódicas ao dentista, mesmo que você não esteja com qualquer sintoma, podem detectar o problema desde cedo, garantindo o sucesso do tratamento.
MAU HÁLITO
Grande parte das causas do mau hálito está na boca. Escovar os dentes e a língua é essencial para manter um bom hálito. Visitar o dentista duas vezes ao ano também pode evitar problemas desagradáveis.
CÂNCER BUCAL
Exames periódicos ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer.
SAÚDE DO CORPO
Uma boca bem cuidada reflete na saúde de todo o corpo. Uma má mastigação ou mesmo uma mordida errada podem ocasionar desde dores de cabeça até problemas gástricos.
PROBLEMAS CARDÍACOS
Poucas pessoas sabem, mas algumas bactérias presentes na região bucal podem atacar o coração. A endocardite bacteriana, um tipo de problema cardiológico decorrente de processos infecciosos, pode ter origem na cavidade oral e causar a proliferação de bactérias nocivas ao organismo.
AUTOESTIMA
Manter um sorriso saudável e bonito é uma boa maneira de você ficar bem consigo mesmo. Gostando mais de sua aparência, você estará mais seguro para enfrentar o dia-a-dia.
Principais doenças dentárias
Cárie
A cárie dentária é a destruição do tecido dentário causado pelo acúmulo de bactérias nos dentes ou nas gengivas. Essas bactérias formam a placa bacteriana que transforma resíduos de alimentos em ácidos prejudiciais aos dentes. Com o tempo, vai se formando um buraco no dente, que é chamado de desmineralização. Para tratar é necessário retirar a parte do dente que está afetada e preenchê-la com resinas específicas para esse tipo de tratamento. Em casos mais graves, é preciso extrair completamente o dente e substituí-lo por um implante.
Doença periodontal
É uma doença do tipo infecto-inflamatória que ataca os tecidos de suporte (gengiva, como a gengivite) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Ela é caracterizada pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária, ou seja, os dentes ficam amolecidos. O tratamento da doença, no seu estágio inicial, consiste em raspagem da raiz do dente, pelo cirurgião dentista, removendo o principal causador, que é a placa bacteriana aderida ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há a necessidade de cirurgias, e, às vezes, o uso de antibióticos.
Fluorose dentária
Se caracteriza em geral, por manchas brancas nos dentes, causadas pelo excesso de flúor. Geralmente ocorre em crianças de 0 a 12 anos. Num nível moderado ela não é preocupante, mas em casos mais avançados pode ser o primeiro sintoma de intoxicação por flúor.
Halitose
Popularmente conhecida como mau hálito, a halitose é a exalação de odores ruins através da boca. Também pode ocorrer em função de algum problema no estômago, sendo expelida através da respiração. Na maioria dos casos a halitose é causada pela saburra lingual, que são resíduos de células da boca e de alimentos que aderem à superfície da língua.
A recomendação é fazer uma limpeza regular tanto nos dentes quanto na língua para evitar situações constrangedoras. Ainda há outros causadores do mau hálito, como o stress e medicamentos, especialmente os controlados. Remédios antidepressivos inibem a produção de saliva, o que aumenta a quantidade de uma proteína que ajuda na formação da saburra, onde se proliferam bactérias que causam mau cheiro.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012


fio dental antes ou depois
Uma dúvida que todos os dentistas ouvem diariamente é: o fio dental deve ser usado antes ou depois da escovação?
E a resposta é bastante simples:O fio dental deve ser utilizado corretamente, não faz diferença se é usado antes ou depois da escovação dos dentes. Também pode usar o fio DURANTE a escovação, assim aproveita o creme dental como agente de polimento nas laterais dos dentes.
Não sabe usar o fio dental corretamente? Veja o vídeo abaixo:
E não basta usar o fio corretamente antes ou depois de escovar, é importante utilizar SEMPRE que se escova os dentes

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

TRATAMENTO DE CANAL



A cárie dentária é a principal causa do problema, que nos casos agudos provoca dor incessante, mesmo com o uso de analgésicos.

Principais sintomas

Diversos são os sinais que podem indicar a presença de problemas endodônticos. Esses indícios geralmente são acompanhados de dor persistente, que pode ser espontânea ou ocasionada por estímulos (como, por exemplo, ao beber água gelada). Essa dor geralmente não cessa nem com o uso de analgésicos. Dificuldade de mastigação e sensação de aumento da pressão dentro do dente também são sintomas comuns. No entanto, casos em que a pessoa convive com o problema sem nenhum sintoma aparente também existem, sendo necessária a realização de radiografias para detectar o problema. A ausência de tratamento pode levar a dores no local, inchaços, abscessos, problemas sistêmicos e até a perda do dente. Muitas são as justificativas que impedem as pessoas de procurar o tratamento adequado. O medo de sentir dor faz com que a pessoa opte pela extração do que por tratar o canal em dentes que poderiam facilmente ser salvos.  Tratamento – Com o uso de anestesia o tratamento de canal é, na maioria dos casos, indolor. Pode haver certo desconforto, o que é normal em um tratamento endodontico, pela necessidade de manter a boca aberta por um longo período de tempo. É feito em várias etapas, dependendo do caso. Primeiramente, é realizada a abertura no dente e, em seguida, é feita a remoção da polpa inflamada (pulpectomia). O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento com cones biocompativeis chamado de guta-percha. Em caso de dentes infeccionados é realizado um procedimento chamado de penetração desinfectante, onde visa eliminar os microorganismos, dentro do canal com uso de hipoclorito de sódio, sendo em seguida realizado o alargamento e a limagem dos canais. Nos casos em que se faz necessária mais do que uma visita, é colocada uma restauração temporária na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas. O passo seguinte é o preenchimento permanente da cavidade da polpa e canal. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Em alguns casos um pino de fibra de vidro ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência. Somente são colocados pinos metalicos ou de fibra de vidro, se ha necessidade ou indicação de realizar protese sobre o elemento. A etapa final consiste na colocação de uma coroa sobre o dente para lhe conferir uma aparência natural. Como evitar – De acordo com o especialista, o principal fator que leva ao tratamento de canal é a presença de processos avançados de cáries. Por isso a importância de uma boa assepsia bucal. Por natureza, a boca humana abriga cerca de 560 espécies de microorganismos, mas com uma boa higiene eles não chegam a incomodar. Já a má escovação faz com que esses microorganismos se multipliquem causando cáries e placa dentária. É fundamental a escovação dos dentes três vezes ao dia usando um creme dental com flúor para remoção da placa bacteriana. Esse cuidado, além de evitar cáries também evita outros problemas como a gengivite. Usar fio dental diariamente também é importante para remover a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva. Quando a placa não é retirada ela endurece e dá origem ao tártaro, ou cálculo dental, este só pode ser removido pelo dentista.

terça-feira, 25 de setembro de 2012




AUSÊNCIA DE DENTES
Um dente pode ser perdido por variadas razões, dentre as quais destacam-se: doença periodontal, cárie dentária e traumatismos locais. Geralmente, o paciente procura tratamento quando a estética está comprometida, entretanto, a ausência de um dente vai além dessa questão, pois representa comprometimento da integridade do sistema mastigatório.
IMPLICAÇÕES CLÍNICAS
Quando um dente é perdido, a integridade estrutural de toda a cavidade bucal é afetada, tanto pelo ponto de vista funcional como estético. A migração dos dentes adjacentes (vizinhos) e opostos é possível. Freqüentemente observa-se o movimento de inclinação, o qual provoca desajuste da mordida(oclusão) prejudicando, assim, o funcionamento normal do sistema mastigatório. Além disso, existe o problema de ordem estética. Sob esta ótica, tem sido cada vez mais valorizado o aspecto visual, em que a desarmonia do sorriso pode prejudicar a auto-estima do indivíduo, fazendo-o ficar mais introvertido e menos ativo socialmente.

Não perca hoje á noite no programa BIBO NUNES SHOW mais sobre o assunto,
Dra Ana Paula Delvaux estará no programa ao vivo dando todas as explicações 

domingo, 23 de setembro de 2012

Tratamentos que não dão Certo em Odontologia

Bem , esta semana foi assunto em todos os canais de TV aqui do Rio Grande do Sul os dentistas que causaram danos ás pessoas. Foram apenas dois dentistas, mas sempre que uma notícia como esta vem á tona é normal que as pessoas fiquem ressabiadas e temam ainda mais o tratamento.
Na verdade é simples você escolher um bom profissional,a primeira dica é procurar um especialista na área que você necessita,se você tem que tratar canal, procure um Endodontista, se o seu problema for inflamação de gengiva,procure um periodontista, e assim que encontrar a pessoa que se diz especialista na área que você vai necessitar o tratamento, entre no site do conselho Regional de Odontologia de seu Estado, no site, você clica o nome do Dentista e vai aparecer qual a especilidade dele. Não acredito que ninguem vá operar seu coração com um clínico geral,da mesma maneira cirurgias em odontologia tem suas especificações e sempre que realizadas por um especialista tem toda razão para serem bem sucedida.
Claro que na maioria dos casos de tratamentos que não deram certo, os pacientes buscaram economizar no tratamento buscando profissionais "Mais Baratos"e como dizia minha avó:
 "A economia é a base da porcaria."
Acredito que se escolhermos com cuidado, nos certificando de que o profisional é sério e especialista naquilo que está se propondo fazer , dificilmente teremos problema, e se os problemas acontecerem, que pode acontecer com qualquer um, o profissional que é especialista na área vai saber resolver o problema.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012



Novidades na Ortodontia


Neste novo século, os avanços tecnológicos e científicos estão presentes em todas as áreas. Todos os dias, na internet ou na telinha da televisão, somos testemunhas de milhares de novidades. Na área da saúde, e especificamente na Ortodontia, não poderia ser diferente.
O que surgiu de novo? Com certeza posso dizer que movimentar os dentes na busca de um belo, harmonioso e saudável sorriso tem como novo aliado os implantes, chamados também de mini-implantes e/ou mini-placas. Diferente dos implantes utilizados como pilares para recuperação de dentes perdidos, os mini-implantes são utilizados como apoio para movimentar um dente ou grupo de dentes.
Mini-implantes
Qual o benefício ao paciente? Sabe aquele aparelho extra-bucal também chamado vulgarmente de freio? Os mini-implantes podem substituí-lo. E esta não é a única vantagem que estes dispositivos oferecem à Ortodontia. Quando corretamente indicados e utilizados, diminuem o tempo do tratamento ortodôntico, auxiliam a técnica utilizada pelo ortodontista e trazem como conseqüência um maior conforto e facilidades aos pacientes.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


MITOS E VERDADES DA ODONTOLOGIA



Mitos e Verdades da Odontologia
Mitos:
•    Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor!
Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca. Deve também apresentar todas as cerdas da mesma altura para uma completa massagem dos dentes e gengiva, alem, é claro, de ser macia.
Mitos e Verdades da Odontologia
Mitos:
•    Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor!
Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca. Deve também apresentar todas as cerdas da mesma altura para uma completa massagem dos dentes e gengiva, alem, é claro, de ser macia.
•    A perda dos dentes é conseqüência natural do envelhecimento.
Mentira. A perda dentária é conseqüência de doenças gengivais mal tratadas, traumas e composição genética. Com tratamento de prevenção é possível chegar a 3ª idade com todos os dentes na boca.
•    O uso de implantes ou próteses totais (dentaduras) não necessitam de controle periódico no dentista.
Mentira. Os implantes precisam da mesma manutenção gengival e descontaminação semestral dos dentes. Pacientes com próteses também devem fazer visitas regulares para avaliação dos tecidos moles (gengiva, bochecha...) e adaptação da mesma.
•    Não vou ao dentista porque não sinto nada, dor alguma.
A ausência de dor infelizmente, não significa ausência de problemas bucais. A doença periodontal, por exemplo, que é a inflamação gengival não costuma doer, a não ser em casos já avançados.
•    Bebês que ainda não possuem dentes não precisam fazer higiene oral.
Mesmo sem dentes é importante que os pais façam limpeza da gengiva e região com uma gaze umedecida.
•    Mau hálito é problema de estômago.
Mentira. O mau hálito pode ter origem local (na boca), sistêmica, ou ainda os dois fatores associados, o que é mais provável. Mas problemas estomacais (como gastrite, úlcera...) não provocam mau hálito. Em geral são provocados por problemas decorrentes de higiene oral mal feita ou infecção nas vias aéreas superiores.
•    Tenho menos propensão a cáries porque uso anticéptico oral diariamente.
Mentira. Uma boa higiene depende apenas de escova e fio dental. Os anticépticos são apenas coadjuvantes, mantendo o hálito puro e refrescante por mais tempo. Dê sempre preferência a um produto que não contenha álcool.
•    Uso bicarbonato de sódio em pó na escova para clarear meus dentes.
O bicarbonato tem essa característica, desde que na correta dosagem e aplicação. O ideal é optar por um creme dental que contenha o bicarbonato ou outros produtos  branqueadores, pois assim o seu potencial clareador estará aumentado e sua dosagem correta.
•    O clareamento dental caseiro ou com aplicação de laser desgasta a estrutura do esmalte dos dentes.
Mentira. O processo de clareamento atua nas partículas que colorem o dente sem provocar qualquer tipo de desgaste ou dano a estrutura dentária.
•    A herpes labial pode ser mais rapidamente curada com uso de pomadas específicas.
Geralmente o vírus da herpes precisa cumprir seu ciclo de 7 a 14 dias independentemente do uso de medicação, a não ser que a sua presença seja detectada logo no 1º dia de manifestação. Neste caso teremos o processo de cura e cicatrização acelerado.
•    Restaurações em resina tem maior possibilidade de fratura e infiltração que restaurações em amálgama.
Não mais. Hoje contamos com resinas resistentes e preparadas para receber grandes esforços mastigatórios, não dependendo em nada em termos de resistência e adaptação para as antigas restaurações metálicas.
•    Próteses removíveis desgastam e estragam os dentes, com o tempo.
Isso não acontece desde que estejam bem adaptadas, feitas dentro da técnica adequada e com correta escovação diária.
•    Se o dente de leite do meu filho não cair sozinho, não devo me preocupar com ele.
Errado. Os dentes de leite (ou decíduos) são temporários e servem como guia para a erupção dos permanentes. Sempre que houver qualquer dúvida por parte dos pais, um odontopediatra deve ser consultado.
•    A mulher perde cálcio dos dentes durante a gestação, o que pode enfraquecê-los ou até provocar o aparecimento  de novas cáries.
Mentira. Os dentes não participam da captação de cálcio que o organismo faz dos demais ossos do corpo e também dos alimentos ingeridos pela gestante.
•    Durante a gravidez, o exame radiográfico pode prejudicar o feto.
Com os aventais de proteção adequados, as radiografias devem ser evitadas apenas no 1º trimestre de gravidez.
•    Todos temos que remover os sisos, antes mesmo que eles nasçam.
Não necessariamente. Eles devem ser removidos apenas quando for detectada a ausência de espaço  para eles ou se o seu nascimento implicar em mal posicionamento dos demais elementos.
Verdades:
•    Chupeta faz mal para a dentição das crianças.
De um modo geral sim. Porém em determinada época pode estimular a musculatura e o próprio nascimento de alguns dentes. O correto é procurar um odontopediatra para saber maiores detalhes sobre a correta época e indicação para uso de chupetas.
•    Quanto mais cedo se colocar o aparelho ortodôntico, melhor.
O prognóstico tende a ser mais favorável, o tratamento mais rápido e é possível estimular ainda, quando criança, o potencial de crescimento das arcadas dentárias, favorecendo toda a movimentação dos dentes e se conseguindo resultados mais estéticos.
•    Hoje já podemos usar próteses em porcelana livres de metal.
Sim. Isso evita aquele sombreamento na região da gengiva próxima ao dente melhorando a estética do nosso sorriso.
•    Não existe contra-indicação absoluta para colocações de implantes, somente fatores que podem diminuir sua capacidade de sucesso estética ou funcional.
Verdade. Alguns fatores como cigarro, problemas cardíacos, falta de osso suficientes podem nos fazer ter mais cuidado na hora do planejar um caso ou usar opções alternativas mas não impossibilita a execução do mesmo.
•    Inflamação e infecção gengival podem causar doenças cardíacas.
Verdade. Durante a escovação ou raspagem gengival é possível que bactérias da boca vão parar na corrente sanguínea atingindo o coração. Pacientes portadores de problemas cardíacos  devem sempre fazer uso de antibiótico antes de procedimentos odontológicos com presença de  sangramento.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012



Por que devo Clarear meus Dentes?
Talvez você sempre quis ter um lindo sorriso branco. Ou talvez seus dentes amarelaram com o passar do tempo. Ou talvez você não esteja feliz com as manchas provenientes do café, chá ou refrigerantes de cola. Qualquer que seja sua razão de querer dentes mais brancos, você não está sozinho. Assim como todos nós temos cores diferentes de cabelo e pele, as pessoas também têm coloração diferente dos dentes. Alguns dentes são mais amarelos que outros, enquanto outros amarelam com a idade. A cor natural de seus dentes também pode ser alterada por muitos fatores.
Manchas Superficiais e Descoloração podem ser causadas pelo:
  • Processo natural de envelhecimento.
  • Tabaco (fumar ou mascar), beber café, chá ou vinho tinto, e ingerir alimentos pigmentados como frutas vermelhas.
  • Acúmulo de placa ou depósitos de tártaro.
  • Ingestão excessiva de flúor (mais de duas partes de flúor por milhão de partes de água) quando os dentes estão se formando, o que confere ao dente uma aparência mosqueada.
  • Tratamento com antibióticos a base de tetraciclina durante a infância.
  • Trauma nos dentes pode causar coloração ou marrom, ou cinza ou preta.
Há muitas razões para Clarear seus Dentes:
  • Maior segurança e auto-estima como resultado de um sorriso incrível.
  • Aparência mais jovem.
  • Um evento especial como um casamento, entrevista para emprego, etc…
  • Causar uma primeira impressão positiva.
  • Simplesmente para reverter os anos de manchamento e amarelamento diários.
Principais Técnicas Utilizadas na Atualidade
Moldeiras Individuais: É a mais utilizada e de preço mais acessível. É realizado pelo próprio cliente em sua casa. Aplica-se um gel, através de uma moldeira plástica individual com a orientação e acompanhamento de um Dentista. Os resultados tem sido excelentes, inclusive no longo prazo. Ideal para quem não precisa de um efeito imediato, pois leva de 4 a 5 semanas para conclusão, com a aplicação diária.
Aplicação de LED (Laser): É a mais moderna, o clareamento é feito somente no consultório utilizando tecnologia a LED. Protege-se a região gengival, coloca-se  um gel específico, aplica-se a Luz de LED sobre os dentes. Esta técnica tem a vantagem de obter excelentes resultados em curto espaço de tempo. Exige do profissional experiência e cuidados especiais tanto com os tecidos da boca, quanto a si próprio e sua equipe. A tecnologia a LED ativa e acelera o processo, deixando, em alguns casos, o sorriso mais branco em apenas uma sessão. Ideal para quem precisa rapidamente de um belo sorriso e não tem tempo ou paciência para utilizar a técnica da moldeira individual.
Clareamento Misto: É a técnica de clareamento dental que une a vantagem do efeito imediato da aplicação no consultório e a complementação com a utilização das moldeiras individuais, obtendo um excelente resultado por longo período. Primeira etapa é o clareamento com LED no consultório, uma sessão, e a utilização da moldeira individual por 8 dias, em casa.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012





Dentes desalinhados, demasiadamente protruídos (dentes para frente)
 ou retraídos (dentes para trás) podem, além de prejudicar a auto-estima 
do paciente, favorecer o aparecimento de diversos problemas, como cáries, 
doenças gengivais ou dificuldades de mastigar.
Na maioria das vezes os pacientes que procuram o tratamento ortodôntico 
se queixam de dentes tortos e desalinhados, entretanto, é importante 
saber que  essas alterações podem, além de prejudicar a estética facial, 
provocar  problemas que muitas vezes não são perceptíveis, 
até ser tarde demais,  como a perda de osso ao redor dos dentes, 
dores musculares ou mesmo articulares
O tratamento ortodôntico pode resolver esses problemas, estabelecendo
 um melhor equilíbrio entre os dentes, os lábios e a face, e, principalmente, restabelecendo a função normal dos dentes em movimento

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Como ter dentes bonitos e um sorriso perfeito
Muitas pessoas sonham  em possuir um sorriso bonito, dentes brancos e saudáveis e uma boca sedutora. Mas realmente não é fácil, você precisa se dedicar para possuir os dentes desejáveis, e devemos admitir que todas as pessoas admiram pessoas com dentes bonitos, sorriso brilhante e hálito refrescante. Por isso vamos lhe proporcionar algumas dicas que poderão lhe ajudar a adquirir seus objetivos.
Em primeiro lugar nunca deixe de escovar seus dentes após as refeições e ao acordar e antes de ir dormir, mesmo que você esteja atrasado ou cansado, é importante realizar boas escovações todos os dias. Também procure passar fio dental todos os dias, no mínimo uma vez por dia, para evitar tártaro, cáries e futuros problemas.
Lembre-se também que dentes tortos não tornam o sorriso bonito, então se preciso for utilize aparelhos para poder arrumar seu sorriso, e cuide da melhor maneira possível de seus dentes com um bom dentista. Utilize também frequentemente um enxaguante bucal que ajuda na proteção dos dentes

terça-feira, 11 de setembro de 2012


Sensibilidade dentária tem cura?

Dependendo da situação clínica do paciente a sensibilidade têm cura ou pode
 ser controlada.A Sensibilidade Dentária é provocada pela exposição gradual da
 parte mais mole do dente - dentina, situada por baixo do esmalte dentário.
A dentina é constituída por tubos finos - túbulos - com extremidades nervosas e 
cheios de líquido. 
Comer ou beber alimentos e bebidas quentes, frias ou doces pode fazer com que o
 líquido circule. 
Esta mudança no fluxo do fluido faz com que as extremidades nervosas reajam, dando
 uma picada desconfortável ou uma dor breve e aguda.
Algumas das condições dentárias mais frequentes que podem dar origem a
 dentes sensíveis são:
Escovagem Demasiado Agressiva
Os hábitos de higiene oral; como escovar os dentes com demasiada frequência, 
demasiada agressividade ou com uma escova de filamentos duros podem, 
eventualmente, provocar desgaste do esmalte dentário. Além disso, podem ainda 
provocar retração gengival e levar a uma maior  exposição  da dentina.
Ranger de Dentes
Se range os dentes quando dorme ou se durante o dia cerra os dentes, poderá estar a 
provocar o desgaste do esmalte e a expor a camada de dentina subjacente.
Doença Gengival (Gengivite)
Quando o tecido gengival fica inflamado e vulnerável devido a gengivite
 (doença gengival),poderá ficar com as gengivas sensíveis e sentir Sensibilidade
 Dentária, uma vez que a  maior parte da superfície da raiz dentária 
subjacente fica exposta.
Retração Gengival
A retração das gengivas junto dos dentes sensíveis, provocada por condições como a
 doença periodontal, pode expor a dentina do dente e provocar sensibilidade. 
Uma escovagem  demasiado agressiva ou com demasiada frequência, pode causar 
igualmente retração gengival.



segunda-feira, 10 de setembro de 2012


FRATURA DENTAL

Situações de emergência envolvendo a boca e os dentes quase sempre se transformam em experiências dramáticas para pais e crianças. As estatísticas mostram que cerca de 14% das crianças e adolescentes passam, de alguma forma, por essas situações de emergência. Por isso, é importante estar preparado para se ter à atitude correta num momento desses.
Apresentaremos, assim, os traumatismos mais comuns e qual a melhor atitude que deve ser tomada em tais circunstâncias.

CORTES E SANGRAMENTOS

Quando uma criança sofre um traumatismo que provoca corte ou sangramento, deve-se colocar no lugar, sobre o ferimento, uma compressa de gaze ou pano limpo e pressionar bem, para que o sangramento seja controlado. Muitas vezes, é necessário suturar o ferimento, para que a cicatrização se processe de maneira adequada e, tão logo seja possível, deve-se consultar um dentista.

OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA CRIANÇA

Os acidentes mais comuns que ocorrem na dentição de leite são os que envolvem bebês e crianças que estão aprendendo a andar. O dente amolece em seu alvéolo ou é deslocado de sua posição original, podendo se deslocar para dentro do alvéolo (intruir) (FIG. 1) ou descer (FIG. 2) dificultando o fechamento da boca.
O dentista deve ser consultado, para que a extensão do dano seja avaliada. Muitas vezes esse dano é maior do que aparenta ser.
Freqüentemente, é preciso radiografar o dente e observar por um período determinado. O dentista deve também orientar os pais sobre os cuidados a serem tomados na área afetada, assim como sobre futuros problemas que poderão comprometer a dentição permanente.

MUDANÇA DE COR DO DENTE QUE SOFRE TRAUMATISMO

É comum ocorrer, após dois ou três dias do acidente, uma mudança de cor, um escurecimento da coroa do dente. Essa mudança pode se perpetuar; nesses casos, quase sempre há perda de vitalidade do dente e um tratamento de canal se faz necessário.
Nos dentes de leite, nem sempre uma mudança de cor da coroa significa perda da vitalidade e, em muitos casos, a cor poderá retornar ao seu normal. O dentista deve ser consultado para ser feito o acompanhamento.

DENTE FRATURADO

É comum a fratura de um ou mais dentes em conseqüência de um traumatismo. Além disso, muitas vezes pode ocorrer que o "nervo" do dente se danifique.
Deve-se sempre consultar o dentista para que ele possa avaliar a extensão do dano, tratar a fratura e prevenir eventualmente problemas da vitalidade futura do dente.
A melhor maneira de se evitarem fraturas nos dentes é preveni-las; assim, no caso de esportes, como andar de bicicleta, andar de skate, basquete, vôlei, jogos de futebol ou rugby e outros esportes coletivos, é importante o uso de protetores bucais.

PERDA TOTAL DO DENTE

Em certas circunstâncias, como impactos horizontais, é comum acontecer um deslocamento total do dente (Figura abaixo). É essencial que determinadas condutas sejam adotadas imediatamente, para que se aumentem as chances de salvar esse dente.
Se o dente for de leite, a colocação deste de volta em seu lugar não é indicada; a probabilidade de sucesso é mínima.

NO CASO DE DENTE PERMANENTE O REIMPLANTE É INDICADO?

Para que se obtenha sucesso no reimplante, é necessário: Manter a calma e fazer a criança morder uma gaze ou um pano limpo, com pressão para que se possa controlar o sangramento.
Ache o dente. Pegue o dente somente pela coroa (parte que aparece na boca). Não toque na raiz. Resíduos devem ser cuidadosamente retirados do dente com soro fisiológico ou leite morno. Não esfregue o dente. Coloque o dente de volta no seu lugar (no alvéolo) na boca da criança. Não se esqueça: a parte côncava do dente é do lado de dentro da boca. Faça a criança morder uma gaze ou um pano limpo, para que o dente se mantenha na posição.
Procure imediatamente um dentista. Se você não conseguir colocar o dente em sua posição, mantenha-o em uma solução de soro fisiológico ou em leite morno ou mesmo na boca da criança (debaixo da língua) e procure imediatamente um dentista. O resultado final de um reimplante depende muito do período que o dente ficar fora do alvéolo e da conservação do mesmo nesse período. O dente deverá ficar fora do alvéolo o menor tempo possível.

O DENTE REIMPLANTADO DEVERÁ SER FIXADO PELO DENTISTA EM SUA "POSIÇÃO" E TER SEU CANAL TRATADO?

Sim, mesmo assim, com o decorrer do tempo, haverá uma diminuição do tamanho de sua raiz. O tempo médio de permanência de um dente reimplantado na boca é de um a cinco anos; muitas vezes esse tempo é o necessário para que a oclusão se defina e novas condutas possam ser tomadas.
Whitening Lase II

Última geração em Sistema de Clareamento Dental;
Unidade geradora de luz composta que possibilita o clareamento simultâneo por arco;

Aplicações

Clareamento Dental

Clareamento dentário de pacientes cujos dentes estejam com pigmentação não natural, tendo como vantagens a minimização do tempo do procedimento e da ocorrência de Hipersensibilidade pós procedimento, uma vez que utiliza dois comprimentos de onda puros, sendo que um deles é gerado por três diodos infravermelhos e o outro por uma série de 6 LEDs azuis de alto desempenho.


Laserterapia - Alívio da dor (efeito antiálgico);
- Reparação tecidual (efeito bioestimulador do trofismo celular);
- Redução de edema e de hiperemia
(efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório).
Aparelho de Laserterapia Aparelho de Laserterapia

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O QUE É PERIODONTIA?

É a ciência que diagnostica, previne e trata as doenças da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes. É importante conhecê-las, porque, 75% da população mundial tem alguma forma de doença periodontal, popularmente conhecida como piorréia. Esta doença usualmente indolor pode passar desapercebida por muitos anos. Se não diagnosticada e tratada precocemente, a doença gengival pode se propagar - destruir o osso e tecidos que circundam e sustentam os dentes - resultando na mobilidade e perda dos dentes.


Clique na imagem para ampliar Paciente do sexo masculino, 20 anos de idade, apresentando gengivite, periodontite e retração gengival e periodontal generalizada.


Clique na imagem para ampliar Paciente submetido ao tratamento periodontal básico: Motivação à higiene
 bucal, raspagem e polimento. 


Clique na imagem para ampliar 60 dias após o início do tratamento

terça-feira, 4 de setembro de 2012





Hoje a noite  22:15 
Programa Bibo Nunes Show
Participação da                   Dra. Ana Paula Delvaux
falando sobre Odontologia
Não percam!!!!!!!!











                    Retração Gengival

A retração gengival é o deslocamento da gengiva em direção ao ápice do dente, promovendo a exposição da raiz do mesmo. Inicialmente passa desapercebida, porém, o processo contínuo deste deslocamento provoca sensibilidade e importantes transtornos estéticos ao paciente.
Pode aparecer em um único dente isoladamente ou em vários, não necessariamente, agrupados. A causa principal está ligada ao trauma, que pode ocorrer por diferentes vias e fatores.
Contudo, a sobrecarga sobre um dente ou grupo de dente, é claramente o fator causal mais importante.
Os dentes estão dispostos fisiologicamente a receber cargas mastigatórias no sentido do seu longo eixo, conseqüência natural da relação equilibrada com o seu oponente na arcada.
Quando por algum motivo, está relação não se apresenta de forma adequada, forças laterais são incididas sobre o dente, gerando pressões excessivas e contrárias à disposição dos ligamentos dentais, que na dependência do tempo e do tipo de trauma, não suportam a sobrecarga, perdendo suas inserções com a gengiva, permitindo com que essa se retraia.
Outros fatores traumáticos como placas de bactérias (baixa higiene oral), tabagismos, apertamento dental excessivo, bruxismo, próteses ou restaurações mal adaptadas e inserções do freio labial alta, surgem como agentes contribuintes ou iniciadores do processo.
A retração gengival é irreversível, podendo ser tratada nos casos estéticos mais graves através de enxertos gengivais em um ou no máximo dois dentes, cujo previsibilidade do resultado é um tanto incerta quanto à sua eficiência, principalmente nos casos onde o fator causal não foi removido.
Portanto, o melhor maneira de se evitar este tipo de transtorno, é estar sempre atento a qualquer sensibilidade ou modificação da gengiva e dente, bem como eleger um programa preventivo de consultas periódicas semestrais.
Prevenir sempre é o melhor caminho.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Implantes Múltiplos

Após a perda de vários dentes, a capacidade de mastigação pode estar muito comprometida, assim como a estética do sorriso. Neste caso, a melhor opção é utilizar vários implantes dentários. A instalação dos implantes deve ocorrer o mais rápido possível para evitar que o processo de atrofia óssea ocorra nas regiões desdentadas.
O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:
  • Os dentes vizinhos permanecem intactos
  • A prótese é fixa sobre os implantes o que propicia resultados estéticos e de mastigação excelentes
  • Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas (6 sessões)
  • Não sofre de doenças como cáries e infiltrações

SEQÜÊNCIA DE TRATAMENTO PARA UMA PRÓTESE FIXA SOBRE IMPLANTE

Tpos de próteses
O paciente tem a ausência dos últimos dentes da arcada inferior direita. A melhor alternativa é utilizar uma prótese fixa sobre Implantes. Os implantes são instalados em uma única sessão, em um procedimento rápido e simples. A Prótese cerâmica é instalada após o período de cicatrização após 3 a 6 meses. A Nova prótese vai suportar a mesma força de mastigação que seus dentes naturais. Você terá uma solução estável e segura que permitirá a você comer tudo o que quiser.
Fotos de antes e depois com implantes dentarios totais foram removídas por questões éticas. Temos em nossa clínica diversos exemplos que continuarão a disposição dos pacientes

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Abfração, Erosão


A Erosão é um desgaste químico dos dentes causado especialmente por substâncias ácidas .Normalmente as pessoas ingerem frutas demais , sucos cítricos, refrigerantes, e não se dão conta do quanto os dentes estão sendo desgastados,em especial quando após ingerir estas substâncias ainda fazem a escovação logo em seguida.
Os jovens hoje em dia tem muito desgaste cervical pelo uso constante de refrigerante enquanto ficam na frente do computador.Entre as substâncias e alimentos ácidos encontram-se o Vinho, frutas cítricas,refrigerantes,Redbull etc.....
O pH ideal da saliva é em torne de 7.0,o esmalte resiste até pH5.2 e a dentina 6.7.
Para ter uma idéia, a coca-cola tem pH 2,6,o vinho 3,2, o limão 1,7 o Redbull 2,0.
Pessoas que praticam natação também sofrem muito desgaste pelo contato frequente com o cloro.
O problema fica agravado quando o paciente além de ter maus hábitos ainda tem Xerostomia(pouca saliva).
A maneira de solucionar o problema é restaurar os dentes e mudar os hábito.