sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Abfração, Erosão


A Erosão é um desgaste químico dos dentes causado especialmente por substâncias ácidas .Normalmente as pessoas ingerem frutas demais , sucos cítricos, refrigerantes, e não se dão conta do quanto os dentes estão sendo desgastados,em especial quando após ingerir estas substâncias ainda fazem a escovação logo em seguida.
Os jovens hoje em dia tem muito desgaste cervical pelo uso constante de refrigerante enquanto ficam na frente do computador.Entre as substâncias e alimentos ácidos encontram-se o Vinho, frutas cítricas,refrigerantes,Redbull etc.....
O pH ideal da saliva é em torne de 7.0,o esmalte resiste até pH5.2 e a dentina 6.7.
Para ter uma idéia, a coca-cola tem pH 2,6,o vinho 3,2, o limão 1,7 o Redbull 2,0.
Pessoas que praticam natação também sofrem muito desgaste pelo contato frequente com o cloro.
O problema fica agravado quando o paciente além de ter maus hábitos ainda tem Xerostomia(pouca saliva).
A maneira de solucionar o problema é restaurar os dentes e mudar os hábito.

DIASTEMA


                  


                               DIASTEMA




Que é um diastema e como tratá-lo?
O "diastema" é uma área de espaço extra entre dois ou mais dentes. É mais frequentemente observado nos dois dentes frontais da arcada superior. Muitas crianças têm diastema como resultado da queda dos dentes de leite, mas, na maior parte dos casos, os espaços se fecham quando os dentes permanentes nascem.

O diastema pode ser causado pela diferença de tamanho dos dentes, pela falta de dente ou anormalidade do freio labial, que é o tecido que se estende do lábio à gengiva até o ponto em que se localizam os dois dentes frontais superiores. As causas secundárias do diastema envolvem problemas de alinhamento bucal, como o grau de overjet ou protrusão dentária.1

Quais as opções de tratamento?
O tratamento pode ser discutido depois que seu dentista determinar a razão do diastema. As opções podem ser:
  • Manter o diastema.
  • Iniciar um tratamento ortodôntico que movimente os dentes e feche o diastema.
  • Usar próteses de porcelana (porcelana cimentada no lado externo dos dentes)
  • Fazer um trabalho de prótese fixa ou substituição dos dentes por implantes (adultos somente) .

Se seu freio labial for de tamanho anormal, você pode consultar um periodontista e considerar a possibilidade de passar por um procedimento cirúrgico chamado frenectomia. Trata-se de um procedimento que envolve o corte e reposicionamento do freio labial para permitir maior flexibilidade. Na criança, a frenectomia pode fazer com que o espaço se feche por si mesmo. Nos adolescentes e adultos, a eliminação do espaço pode exigir o uso de aparelho. A consulta com seu dentista é essencial para determinar a melhor opção de tratamento no seu caso

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

woman brushing teeth
Entre os efeitos da má higiene bucal estão as cáries, a gengivite, a periodontite e a perda dos dentes. Felizmente, com os cuidados apropriados – como a limpeza correta e regular dos dentes – podemos prevenir a maioria desses problemas.

Se não limpamos bem nossos dentes todos os dias, corremos um grande risco de ter cárie. Seus sinais são aqueles furinhos visíveis nos dentes, dor ao mastigar e sensibilidade ou dor nos dentes.

Quando não retiramos regularmente os carboidratos da comida e da bebida que ingerimos, eles permanecem em contato com os dentes e servem de alimento para as bactérias responsáveis pela cárie. A placa começa a se formar sobre os dentes 20 minutos depois de comermos; portanto, quem gosta de beliscar toda hora precisa cuidar da limpeza dos dentes com mais freqüência, não apenas duas vezes por dia. Na verdade, essas bactérias estão praticamente sempre presentes na boca e a limpeza freqüente – além do baixo consumo de doces — acaba evitando a formação de cáries.

A boa limpeza dos dentes também evita que a cárie causada por bactérias progrida e se transforme em gengivite ou doença gengival.

A Rotina Recomendada de Higiene Bucal

Mantenha os dentes limpos e sem cáries seguindo uma rotina regular de escovação duas vezes por dia e uso diário do fio dental. Fora isso, vá ao dentista pelo menos uma vez por ano para fazer uma limpeza profissional e uma avaliação geral e assim detectar os problemas antes de eles se agravarem. Pode ser que o dentista recomende algum tipo especial de escova, fio dental ou antisséptico bucal para melhorar os resultados de sua rotina de higiene bucal diária.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


Dentes lindos Dentes
Alterações na aparência da estética dos dentes podem provocar danos psicológicos, que podem variar desde uma simples forma de disfarçar o problema até uma introversão total, anulando totalmente a desenvoltura do indivíduo.
Há algum tempo, no cinema, nas revistas, na televisão e na mídia em geral, são mostrados artistas com os dentes brancos e alinhados, o que nos passa a sensação de saúde e bem-estar. O que antes era possível somente a eles, hoje está ao alcance de todos ter um sorriso saudável, agradável, mais bonito (com dentes brancos e alinhados) e uma vida mais feliz.

Manchas nos dentes

Para que se tenha sucesso no tratamento clareador é importante ter conhecimento do fator que causou o escurecimento e a origem da mancha nos dentes. Existem dois tipos e causas da alteração de cor nos dentes:

- Manchas extrínsecas (fora do dente): provocadas por consumo de chá, café, cigarro, bebidas e alimentos contendo corantes e bactérias cromogênicas; que podem ser removidas facilmente com limpeza no consultório do dentista ou através do clareamento dental.

- Manchas intrínsecas (no íntimo da estrutura do dente): são aquelas de origem genética ou causada por consumo excessivo de flúor (fluorose) ou antibióticos durante a formação dos dentes ou ainda provocadas por traumatismos, cáries e tratamento de canal.

Atualmente, dentro da odontologia existem inúmeros tratamentos para problemas relacionados à alteração de cor dos dentes, dentre eles podemos citar técnicas menos invasivas como a micro-abrasão (que é um pequeno desgaste nos dentes) e o clareamento dental e, em caso de manchas mais severas, optamos por coroas totais metalocerâmicas, facetas estéticas em porcelana ou restaurações estéticas com o uso de resina composta.

Você é uma pessoa especial e merece ter o sorriso dos seus sonhos!

terça-feira, 28 de agosto de 2012


Clareamento Dental

Clareamento Dental
Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelado. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso escurecido recuperando a cor natural dos dentes.
A busca por um sorriso perfeitamente branco tem se tornado cada vez mais comum. Os kits de clareamento dental, clareamento a laser, pasta de dentes ouclareamento caseiro tem sido muito procurado.
A cor dos dentes varia naturalmente de pessoa para pessoa, não existindo dentes realmente brancos como uma folha de papel, mesmo após o clareamento dental.
A cor depende também, entre outros fatores, da espessura do esmalte e é comum que fiquem mais amarelados ou acinzentados com o passar dos anos, com o fumo e também com a ingestão de certos alimentos e bebidas.
Duas principais técnicas são utilizadas pelo cirurgião dentista para branquear os dentes: o clareamento caseiro e o clareamento a laser.
Clareamento caseiro: feito em casa com ajuda de moldeiras de silicone e um gel branqueador, fornecido e autorizado pelo seu cirurgião dentista. O paciente coloca essa moldeira (encaixe nos dentes) à noite para dormir e remove logo pela manha. O tempo de tratamento é variável durando em média 20 dias.
Clareamento a laser: feito no consultório pelo cirurgião dentista. É aplicado nos dentes uma substancia clareadora ativada pela luz, que remove do esmalte dentário uma grande quantidade de pigmentos. Realizado em sessões de uma hora e a quantidade de sessões pode variar para cada caso, dependendo do grau de branqueamento desejado.
A possível sensibilidade que ocorre nos dentes em clareamento dental se explica pela grande movimentação desses peróxidos através do esmalte e da dentina e não devido ao pH do produto utilizado.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Gestante no dentista: mito ou realidade?

Num período tão especial como a gestação, além das modificações que acontecem na vida da mulher, toda a sua atenção está voltada para o bebê. Entre a muitas recomendações que as pessoas dão à futura mãe, criou-se um mito: "Não vá ao dentista e se prepare porque seus dentes vão enfraquecer...." dizem as pessoas. A gestante pode ir ao consultório em qualquer fase da gravidez. Basta tomar alguns cuidados, como evitar raio X nos três primeiros meses de gestação. Para garantir a saúde dos dentes, a gestante deve manter uma boa higiene bucal e ter uma alimentação saudável, evitando o consumo de açúcar em grande quantidade, evitando, assim, cáries e doenças da gengiva.
O que fazer para ajudar os dentinhos do bebê?

Logo nos primeiros meses de gestação os dentinhos do bebê já estão se formando. Nesta fase é muito importante que a mãe tenha uma alimentação balanceada, comendo bastante frutas, legumes e proteínas e evitando o consumo exagerado de carboidratos e açúcares. Neste período o consumo de leite e seus derivados é importante pois o cálcio destes alimentos são aproveitados pelo bebê para a formação dentária, dispensando a complementação vitamínica.
Odontologia para gestantes: o que é, quando e o que procurar?

Odontologia para Gestante é uma área da Odontopediatria que se preocupa em cuidar do paciente desde sua vida intra-uterina fornecendo para a futura mamãe uma série de informações importantes sobre a amamentação, tipos e uso de mamadeiras, hábitos como chupeta e dedo e até mesmo sobre a higiene oral de seu bebê. Na fase seguinte, a criança entra para um programa preventivo, com orientação de higiene oral e hábitos dietéticos, aplicação de flúor e uso de selantes. Por isso é necessário procurar uma especialista em Odontopediatria por volta do 4° mês de gravidez para se fazer este trabalho educativo

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Restaurações estéticas


Antes sem restauração


Restauração
Consiste em reconstruir a parte danificada dos dentes, com resina que pode ter sido acidentalmente quebrado ou por efeito de caries. Existe também restaurações indiretas ou onlay como é chamado, que são encaminhadas pelo cirurgião dentista para um laboratório de prótese onde são confeccionadas, são bem mais estéticas e duradouras indicadas para casos onde a restauração é muito grande ou tem algum perigo de fraturar o dente.


Depois com restauração



segunda-feira, 20 de agosto de 2012






ESTÁ SEMANA SERÁ APRESENTADO PELA

                   DRA ANA PAULA DELVAUX



Bibo Nunes Show na Ulbra TV com início as 22h15
Programa jornalistico com um formato exclusivo, que envolve
auditório, reportagens, sociedade, politica e música ao
vivo.
É exibido na Ulbra TV, de segunda a sábado, as 22h15 ,
com duração de 1h e 40min. O BIBO NUNES SHOW é a
produção gaúcha com maior audiência em horário
nobre.
Você assiste também pela TVI.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


                                Odontologia Estética
                                "tenha um sorriso de novela"


 
Diariamente aumenta a procura pelo tratamento estético bucal restauradores. Com a utilização de resinas, porcelanas, ionômeros, selantes, entre outros materiais, o esteticista bucal consegue criar sorriso lindos e perfeitos. Essa é a tecnica mas procurada para quem busca um sorriso iguais aos de novela, muito procurado por pessoas comunicativas que gostam de sorrir.
As técnicas usadas permitem a realização de tratamentos bem mais conservadores, reduzindo a necessidade de desgastes da estrutrua dental sadia.
É importante dizer que na odontologia estética não se faz necessária a substituição de restaurações em amálgama (restauração cinza), por exemplo. O amálgama é até hoje um dos materiais mais utilizados em odontologia, devido as suas propriedades e seu custo reduzido.
As restaurações devem ser substituídas quando apresentarem fraturas, infiltrações, recidivas de cáries, insucessos no recondicionamento e polimento de restaurações antigas e por motivos estéticos e funcionais.
Com o avanço dos materiais adesivos que apresentam biocompatibilidade e estrutura dentária remanescente, é possível realizar restaurações em porcelana e resina; as quais envolvem o trabalho de protéticos. Essas restaurações recebem o nome de inlays, onlays, facetas estéticas ou laminados em porcelana. Já as diretas em resina são confeccionadas pelo dentista no consultório. Essas restaurações são coladas ao dente por meio dos adesivos dentinários.
O número de alterações congênitas, manchas, traumatismos, restaurações inadequadas podem criar problemas de ordem estética que afetam a condição psicoemocional do paciente.
As principais indicações para realização dos tratamentos estéticos compreedem alterações na face vestibular (parte de fora) dos dentes anteriores, manchas por fluorose, escurecimento por tetraciclina, má formação, dentes conóides, mau posicionamento no arco diastemas, restaurações amplas, escurecimento por razões endodônticas (canal), perda de estrutura coronária por cárie ou traumatismo, tratamento das lesões de erosão, abrasão e atrição.
Os dentes escurecidos vitalizados e não vitalizados podem ser clareados pela técnica de clareamento dental. Outro problema que incomoda bastante os pacientes é a questão da sensibilidade dentinária na região do colo dos dentes. Já é possível minimizar esse sintoma e até mesmo eliminá-lo dependendo do caso.
É imprescindível que o paciente saiba o que pode ser feito por ele e pelos seus dentes. Quando ele procura tratamentos estéticos, traz consigo muita ansiedade e expectativas em relação aos resultados.
Na maioria das vezes essas expectativas são correspondidas de maneira bem satisfatória. A manutenção e longevidade de qualquer tratamento restaurador implicam em vários fatores, tais como: o diagnóstico correto, técnica e materiais utilizados, fatores intrínseco e extrínsecos dos materiais, hábitos alimentares e de higiene oral, tipo e quantidade de saliva, entre outros.
Os pacientes são mais conscientes quanto a importância dos bons hábitos e higiene oral. Não adianta realizar o tratamento se o paciente não conservá-lo adequadamente. É importantíssimo o número e a qualidade das escovações, uso do fio-dental diariamente, bochechos de flúor e anti-sépticos orais, escovação de língua e mucosas e auto-exame. Essas orientações são transmitidas com intuito de fazê-los adquirir esses hábitos rotineiramente.

Cada paciente apresenta características próprias e problemas bucais diferentes, o que demanda também, tratamentos e orientações específicas.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


        A Amamentação e a Odontologia


A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo e digestivo para crianças de até um ano de idade, como também por ter ação imunizante, protegendo-as de diversas doenças. Crianças aleitadas ao peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama, ajudando na involução do útero e na depressão pós-parto. Hoje, diz-se que o leite materno é ecologicamente correto, pois não consome recursos naturais em sua produção e não gera lixo, como ocorre com os leites artificiais, além de ser mais barato.

Porém, poucos sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança.

Um exercício muito importante
Quando a criança é amamentada, está não só sendo alimentada, como também fazendo um exercício físico dieta importante para desenvolver sua ossatura e musculatura bucal. Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior tendo seu crescimento estimulado pela sucção do peito.

Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos, que, solicitados, desenvolvem os ossos.

Mamar no peito não é fácil, daí o bebê ficar bastante transpirado. Esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição. Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, e a preferência do nenê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite, principalmente quando este flui por um furo generoso no bico. Para exercitar-se com maior eficiência, a posição durante a mamada é importante: a criança deverá ficar o mais verticalizada, o que também facilita a deglutição do leite.

Uma atitude na tentativa de evitar apinhamento dental (dentes "encavalados')

Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudarão na fala. Durante a amamentação, aprende-se respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças. Quando a criança respira pela boca, os dentes ressecados ficam mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes, a ficar "encavalados", aumentando também o processo de cárie.

A amamentação prepara o bebê para a mastigação

A mamadeira costuma tomar-se uma companheira para a criança ao longo de anos, habituando-a a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Depois da amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos.

A amamentação prepara a criança para a mastigação. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes.

Esquecem-se essas mães de que o que os habituou a essa foi o uso prolongado da mamadeira. Mastigação incorreta pode levar também a problemas de obesidade e de estômago.

Evitando hábitos prejudiciais
Atrelada à mamadeira, vem a chupeta, que também é usada normalmente por muito tempo, e o hábito de chupar o dedo, afetando o posicionamento dos dentes e trazendo também conseqüências danosas à fala e à respiração.

Abandonando a mamadeira

A partir dos quatro meses, quando a mãe lentamente começar a introduzir outros alimentos (desmame), deverá fazê-lo usando apenas copos e colheres, evitando o uso de mamadeira ou "chuquinha".

Prevenindo a cárie

A primeira consulta odontológica de uma criança deveria ser antes do nascimento de seu primeiro dentinho; nesse primeiro encontro, o odontopediatra orientaria a respeito da higienização, dieta e com proceder quando os dentes começarem a irromper e a incomodar o bebê. Entre outras coisas, aconselharia os pais a acosturnarem-se a levar seus bebês ao dentista, assim como os levam ao pediatra, no sentido de se poder acompanhar de perto o desenvolvimento destes na tentativa da erradicação da doença cárie.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Perdeu Dentes ? Dentaduras Incomodam ?


Devo fazer um Implante ???                                                                 
  •  Quando desejar melhorar minha função mastigatória;
  •  Quando desejar melhora minha  função fonética (fala);
  •  Quando desejar melhorar minha aparência;
  •  Quando desejar elevar minha auto-estima;
  •  Quando desejar eliminar a irritação das gengivas;
  •  Quando quiser acabar com dores provenientes do uso de próteses(dentaduras);
  •  Quando quiser dispensar o uso de fixadores, necessários nas dentaduras;
Se Você tiver alguns dos desejos acima descritos, gerado pela falta de dentes, você está qualificado para este procedimento.
     
 O Que é o Implante ?
O Implante é um procedimento odontológico cirúrgico que substitui dentes, podendo também servir de apoio para Próteses fixas ou removíveis.
No que Resulta ?
Você vai reaver o sorriso que tinha com os dentes naturais tanto esteticamente como funcionalmente, vai recuperar e preservar suas gengivas e vai recuperar também a mastigação, podendo alimentar-se melhor comendo alimentos que antes não podia.
Como Funciona Tecnicamente ?
É fácil de entender. Um parafuso(s) de Titâneo é fixado no osso abaixo da gengiva que se integrará ao osso. Este parafuso(s) fixado ao osso é que chamamos de Implante. Após é fixado um dente(s), chamado de Prótese, de maneira a parecer natural com a mesma forma e coloração dos seus dentes restantes.
Como Funciona na Prática ?
O Cirurgião Dentista faz uma avaliação clínica do paciente, exames e radiografias para definir o número de implantes necessários, a qualidade da estrutura óssea do paciente, para só então definir o tempo necessário entre a colocação do Implante e a instalação da Prótese.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL



 

Estudos estimam que 40% a 75% da população apresenta ao menos um sinal de Disfunção Temporomandibular (DTM), como ruídos na articulação temporomandibular (ATM) e 33%, pelo menos um sintoma, como dor na face ou na ATM. A definição de DTM, segundo a Academia Americana de Dor Orofacial, é um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a ATM e as estruturas associadas.

Os sintomas frequentes que envolvem essa patologia são dores na face, na cabeça e na orelha, ATM e dores nos músculos mastigatórios. Também há relatos de zumbido, plenitude auricular e vertigem.

A origem da DTM é multifatorial. Diversos aspectos podem provocar seu início e interferir no controle da patologia. Segundo Simone Vieira Carrara, Paulo César Rodrigues Conti e Juliana Stuginski Barbosa, no artigo "Termo do 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial", as causas mais relevantes para a DTM são: trauma direto ou macrotrauma; trauma indireto, representado por lesões do tipo chicote; microtrauma, provocado por traumas realizados de maneira repetitiva, como hábitos parafuncionais (bruxismo, apertamento dentário, etc).

Ainda no artigo, eles citam os fatores psicossociais, que são a ansiedade, depressão, e outras doenças relacionadas. Já os fatores fisiopatológicos podem ser: sistêmicos, causados por doenças degenerativas, endócrinas, infecciosas, metabólicas, neoplásicas, neurológicas, vasculares e reumatológicas; locais, quando há alteração na viscosidade do líquido sinovial, aumento da pressão intra-articular; ou também estresse oxidativo. Por fim, os fatores genéticos estão relacionados à presença de haplótipos associados à sensibilidade dolorosa.

Segundo os autores, a principal função do tratamento é controlar a dor, recuperar a função do aparelho mastigatório, reeducar o paciente e amenizar cargas que dão continuidade ao problema. Por ser uma patologia complexa, multifatorial e ser objeto de estudo, novos avanços científicos surgem nessa área, o que exige constante atualização dos profissionais. 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dia dos Pais

  Dia dos Pais
 Saúde bucal também é coisa de homem
Pesquisa aponta que os homens são menos cuidadosos com os dentes do que as mulheres. Elas também frequentam mais o consultório odontológico do que eles. Com a chegada do Dia dos Pais – 12 de agosto -, a ABO alerta para os cuidados com a saúde bucal dos papais de todo o Brasil e como devem ajudar nos cuidados com os dentes dos filhos
Uma pesquisa realizada em 2011 pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e já publicada no Journal of Periodontology aponta que os homens são menos pró-ativos na manutenção de dentes e gengivas saudáveis. No quesito saúde bucal, as mulheres são melhores, já que visitam com mais frequência o consultório odontológico. Por isso, no Dia dos Pais, comemorado em 12 de agosto, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta para os cuidados que os homens devem ter com sua saúde bucal e para o importante papel que eles desempenham na educação dos filhos.
A pesquisa realizada pela CDC com 800 participantes indica que as mulheres possuíam menor incidência de placa dental, cálculo e sangramento durante sondagem, fatores que podem ser usados como marcadores da doença periodontal. O estudo também sugeriu que as mulheres têm uma melhor compreensão do que envolve a saúde bucal, assim como uma atitude mais positiva em relação a visitas ao cirurgião-dentista. Os participantes foram submetidos ainda a um exame bucal para determinar se tinham indicadores de doenças periodontais que atacam logo abaixo da linha da gengiva no sulco, onde fazem com que a ligação entre o dente e seus tecidos de suporte se rompa. Conforme os tecidos são danificados, o sulco se transforma numa bolsa: geralmente, quanto mais severa a doença, mais profunda a bolsa.
É possível ter doença periodontal e não apresentar sinais de alerta. “Essa é uma das razões por que os check-ups regulares e exames periodontais são tão importantes, além da higiene bucal qualificada. Os homens não podem negligenciar a sua saúde bucal e nem a visita ao consultório odontológico, independente do sintoma e sempre nos prazos estabelecidos pelo profissional, para evitar problemas mais sérios”, alerta o consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Rodrigo Bueno de Moraes. Gengiva vermelha, inchada ou sensível; gengiva afastada dos dentes; mau hálito persistente ou gosto ruim; dentes permanentes que estão com mobilidade ou se separando; alterações na maneira como os dentes se encaixam ao morder ou qualquer alteração no encaixe de próteses parciais são alguns sinais de que você pode estar com alguma doença periodontal.
Vícios
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,9% da população masculina no Brasil são fumantes, correspondendo a um total de 9,3 milhões de pessoas. Muitos desses homens são pais, e podem estar contribuindo para um prejuízo ainda maior. Crianças que têm pais fumantes possuem mais problemas respiratórios do que as que têm pais não fumantes. Muitos esquecem que a fumaça do cigarro voa, impregna o ar e invade todos os cômodos da casa e das roupas, inclusive o quarto do filho.
O pai também não deve descuidar da própria saúde. O cigarro começa a prejudicar o organismo a partir da boca, podendo ocasionar de manchas nos dentes a câncer. É muito importante o diagnóstico precoce da doença, e o cirurgião-dentista tem papel fundamental nisso, pois pode detectar as primeiras possíveis lesões do tumor – feridas que não cicatrizam em uma semana, ulcerações indolores que podem sangrar e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Uma demonstração de amor e cuidado com a saúde do filho é não fumar na sua presença e escolher uma área distante, longe do ambiente da criança, como a varanda, o quintal ou mesmo a rua.
O álcool também pode ser um elemento danoso na relação pai e filho. Levantamento feito pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) revela que metade dos adolescentes que faz uso abusivo de bebidas alcoólicas tem pai ou mãe que também ingere álcool com frequência. Outra pesquisa, da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, divulgada pelo Ministério da Saúde, mostra que os homens exageram mais no consumo de álcool: no ano passado, 28,8% deles beberam demais. “O cigarro, as drogas e bebidas alcoólicas favorecerem o crescimento do risco de lesões de boca cancerígenas, e os homens consomem mais disso do que as mulheres. É preciso alertar para um cuidado maior com a saúde bucal e deixar os vícios de lado. Será um benefício para o homem e para toda a família”, finaliza Rodrigo Bueno de Moraes.
Mulheres vs Homens
  • As mulheres são 26% mais prováveis do que homens a usar fio dental diariamente
  • 74% das mulheres ficariam envergonhadas por um dente faltando, em comparação com 57% dos homens
  • As mulheres são quase duas vezes mais propensas a notar falta de dentes de outra pessoa do que os homens
  • 44% das mulheres estão conscientes de que os periodontistas podem ajudar a contribuir para uma boa saúde, em comparação com 33% dos homens
  • Homens são mais propensos a desenvolver câncer bucal e outras complicações dessa cavidade por serem mais negligentes que as mulheres nos cuidados bucais. Além disso, eles abusam mais dos hábitos nocivos - como fumar e beber em excesso - o que repercute na boca e saúde geral
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte:

A Academia Americana de Periodontia