segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dente faz toda a Diferença!!!!

Para quem acredita que dente não faz diferença... e principalmente para os mais porquinhos que dormem sem escovar os dentes e passar fio-dental, que certamente um dia ficarão assim!

Sorriso bonito afasta o câncer

Foto reprodução
Foto reprodução
A doença periodontal, que arruína a gengiva e o suporte dos dentes, já está no banco dos réus por patrocinar danos ao corpo inteiro. Surge agora mais uma prova para coordenar o mal que seria prevenido com a escova, o fio dental e visitas periódicas ao dentista.
Cientistas da Unviersidade do Estado de Nova York, nos Estados Unidos, provaram, após investigar 473 pessoas, que o problema aumenta o risco de tumores na boca e na garganta. “Isso pode ser explicado pelo efeito tóxico das bactérias envolvidas na doença periodontal, pela inflamação decorrente dessa ataque e pelo fato de que essas alterações facilitam a ação de substâncias carcinogênicas, como as do cigarro”, diz a líder da pesquisa, Mine Tezal.
fonte: Revista Saúde

domingo, 29 de abril de 2012

Para as pessoas que pensam que usar uma dentadura( prótese total ) é a única solução, este video feito por mim,esclarece bem que existem outras formas de reabilitação.Uma delas é usar uma protocolo, ou seja,colocam-se implantes e sobre eles é parafusado uma prótese fixa.
Para que usa prótese total(dentadura) é uma solução maravilhosa, a pessoa ganha qualidade de vida! Volta a mastigar com melhor eficiência e volta a sentir o gosto do alimento, pois fica com o palato livre, logo as papilas gustativas voltam a sentir o sabor do alimento.
Sei que não é a propaganda mais "Gostosa " de se assistir ,mas confesso que é por demais divertida!!!

sábado, 28 de abril de 2012

O Preço da Consulta

Pode parecer um assunto desagradável para quem vai consultar um profissional, principalmente da área da saúde,mas é incrivel a quantidade de pacientes que ligam para marcar hora e ficam furiosos quando a secretária explica que existe um valor para o preço da consulta. E é verdade! Para a maioria das pessoas isso realmente parece ridículo, mas preciso falar sobre este assunto para aquelas pessoas que questionam se o dentista deve ou não cobrar para fazer o diagnóstico.
1. Se o profissional não cobrar a consulta inicial, quem vai pagar a máscara, luva , toca ,processo de esterelização do material usado(que custa bem caro para estar nos padrões),que ele vai usar enquanto faz o diagnóstico e plano de tratamento?Ou você prefere que o dentista coloque as mãos em sua boca sem luvas, fique respirando em cima de você e use um material apenas lavado?

2.Quem não cobra consulta não tem condições financeiras de se reciclar, não vai ter condições fnanceiras de ir a congressos e cursos de atualizações, logo o diagnóstico vai ser "meia boca " pois vai ser apenas uma idéia do que ele aprendeu a anos atrás do que se pode fazer, os confressos são acima de tudo troca de conhecimento entre os profissionais, é essencial estar se reciclando.

3.Um profissional que não cobra consulta com certeza não fez curso de especialização, até porque não teve condições de pagar, um curso de Pós Graduação , mestrado e doutorado tem um valor significativo, então se ele não é um especialista, pode ter certeza que tambem não vai ter condições de te dar várias opções para resolver o seu problema, podendo até fazer um diagnóstico errado,ou até dar uma opção inviável.

4.Se ele não cobrar a consulta, que motivação vai ter de trabalhar? Você levanta pela manhã , se arruma e vai trabalhar de graça todos os dias, na esperança de que se seu patrão gostar da sua cara um dia ele resolva te pagar??? Claro que não né ! Todo mundo precisa receber pelo trabalho executado, uma consulta para diagnóstico bem feita requer uma limpeza, até porque muitas vezes uma cárie está escondida embaixo de um tártaro,e somente se diagnostica bem depois de uma boa limpeza e vários RX.
Sendo assim, não leiloe seu corpo, uma das coisas mais importantes é ter saúde e se para ir á manicure agente precisa escolher bem uma manicure que esterelize o material imagina o materia que vai ser colocado em sua boca e vai cutucar tua gengiva. Várias doenças podem ser transmitidas de paciente para paciente quando o material não está bem esterelizado. E é impossível exigir um bom atendimento de uma pessoa que passa o dia dando diagnósticos gratuítos.
Pode ter certeza, em odontologia, tudo que o dentista não cobra ele mesmo paga, pois para dar um bom diagnóstico,é necessário material que tem um custo alto, e muito conhecimento que também custa caro para o dentista.
Pense nisto na próxima vez que for escolher o profissional que vai fazer seu tratamento, pense para quem voce esta entergando seus dentes e sua cavidade oral em geral, pois falta de conhecimento gera acidentes!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bruxismo

Esta entrevista que copiei do blog de dor orofacial é bem interessante e acredito que ajude a tirar muitas dúvidas sobre Bruxismo.
1- O que vem a ser o bruxismo?
Segundo a Academia Americana de Dor Orofacial, bruxismo é o hábito de ranger, apertar, comprimir ou encostar os dentes que pode ser realizado tanto com a pessoa acordada, o que se denomina bruxismo em vigília, como com a pessoa dormindo, o bruxismo do sono. Segundo a Classificaçao Internacional dos Distúrbios do Sono, o bruxismo é um distúrbio de movimento relacionado ao sono, caracterizado por contrações repetidas da musculatura mastigatória.
Deve-se alertar que bruxismo não é um tipo de disfunção temporomandibular (DTM).

2- É possível atribuir uma (ou várias) causa (s) para o desenvolvimento do bruxismo?

Sim, com relação à etiologia e fisiopatologia podemos classificar o bruxismo em dois principais tipos: o primário e o secundário.
Bruxismo secundário é aquele que se inicia ou piora diante de algum fator. Hoje se sabe que o bruxismo pode ser secundário à algumas condições como refluxo gastroesofágico, distúrbios respiratórios do sono como síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), doença de Parkinson, coma, hemorragia cerebelar, paralisia cerebral, associado ao uso de tabaco, álcool, cocaína ou ainda ser um efeito colateral do uso de algumas medicações que inibem a recaptaçao da serotonina, como a fluoxetina, paroxetina, sertralina e venlafaxina.
Já no bruxismo do sono primário, o mais comum, não há uma causa definida. As hipóteses que buscam explicar o porquê ele ocorre, hoje se concentram em analisar alguns temas como estresse e ansiedade (atividade de catecolaminas como dopamina e serotonina, predisposição hereditária, papel do eixo hipotalâmico adrenérgico e amígdala central); o papel do neurotransmissor dopamina no cérebro e sua associação ao mecanismo de microdespertar (comum em alguns distúrbios do sono) e, ainda, o papel genético.
O bruxismo em vigília (apertamento dental quando estamos acordados) parece estar mais associado ao estresse e ansiedade e também à atividades que exigem concentração como uso de computador, vídeo game, trabalho, estudo, alguns exercícios físicos e até atividades manuais como croche e tricô.
Uma coisa importante: a posição em que se encontram os dentes na oclusão dentária não tem relação com a presença ou ausência de bruxismo.

3- Qual a fase da vida mais comum para o desenvolvimento do bruxismo?

O bruxismo do sono é muito mais comum durante a infância, e sua prevalência varia entre 14 a 38%. Já nos adultos sua prevalência gira em torno de 8% da população, sem distinção em relação ao sexo e tende a diminuir na terceira idade, com uma prevalência de cerca de 3%. Já o bruxismo em vigília atinge cerca de 20% da população, sendo mais comum em mulheres.

4- Como você mencionou, existem tipos distintos de bruxismo. Quais e como eles são diferenciados e diagnosticados?

Bem, o diagnóstico do bruxismo pode ser realizado por meio de questionários, da própria placa de mordida, alguns dispositivos eletrônicos ou a polissonografia.
O uso de questionários é o método mais utilizado nos consultórios odontológicos apesar de ser o menos fiel, uma vez que o bruxismo acontece de forma inconsciente. A Classificaçao Internacional dos Disturbios do Sono criou um questionário que utilizamos. A questão sobre o relato do companheiro de quarto ou familiares confirmando que o paciente produz ruídos de ranger os dentes pode confirmar a presença de bruxismo do sono. Lembrando-se que todos devem ser questionados com relação à presença de fatores que possam agravar ou causar o bruxismo, como no bruxismo secundário.
Alguns sinais e sintomas podem também auxiliar no diagnóstico como o desgaste dos dentes, restaurações ou próteses, quebras de restaurações (exceto por cárie) língua ou bochecha mordiscadas, presença de cansaço na face ou mesmo de sintomas de disfunção temporomandibular como dor na região da face, temporas ou ouvido.
É importante salientar que o desgaste dos dentes é uma cicatriz e não é possível determinar quando aconteceu, além do que outros hábitos podem também levar a isso como roer unhas ou morder objetos. Entao, checar os comportamentos orais também é importante.
Se o paciente range ou aperta os dentes também deixará marcas na placa de mordida quando esta é de acrílico, o que poderá ser examinado pelo cirurgião dentista.
O exame padrão ouro para o diagnóstico do bruxismo do sono é a polissonografia, que utilizamos sobretudo quando há suspeita de que o paciente apresente síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). A placa de mordida parece piorar os sintomas de SAOS e entao, devemos tomar cuidado no diagnóstico. Este exame é realizado em um laboratório do sono e devemos sempre contar com a avaliação médica nestes casos.
Existem tipos distintos de bruxismo e seu tratamento varia de acordo com seu tipo.
O bruxismo pode ser:
- do sono ou de vigília (acordado)
- primário ou secundário
- centrico (apertar os dentes) ou excêntrico (ranger de dentes)
Assim várias combinações podem ser feitas como por exemplo, bruxismo do sono primário excêntrico ou bruxismo em vigília secundário centrico, e assim por diante.

5- Quais os sintomas do bruxismo e os danos mais comuns aos pacientes?

Como já relatei os sinais e sintomas mais freqüentes são desgastes dentários, danos à restaurações, próteses, perdas de implantes dentários, língua e/ou bochecha mordiscada, fadiga na musculatura da face, rigidez na face ao acordar (às vezes associado com dificuldade de movimentação da boca). Em alguns pacientes o bruxismo parece estar associado à alguns sintomas ligados à DTM como dor principalmente na região das temporas e próximo ao ouvido.
Sabemos hoje que o bruxismo em vigília parece ser mais associado à dor por DTM.
O bruxismo, sobretudo os de longa duração, podem também prejudicar a qualidade do sono do paciente.

6- Não existe ainda um tratamento ou medicamento eficaz contra o bruxismo ou para o seu tratamento?
Como é feito o tratamento com os pacientes que desenvolvem essa disfunção?

Costumo dizer que para bruxismo ainda não há cura e sim controle. O tratamento deve ser reversível. Ortodontia e ajuste oclusal não são tratamentos indicados para controle do bruxismo!
Dependendo então do tipo de bruxismo, segue-se a um tratamento. Para o bruxismo secundário, é importante direcionar o tratamento inicialmente aos fatores que levam ou aumentam o número de eventos de bruxismo. Em crianças, por exemplo, o bruxismo pode ser acentuado pelos problemas respiratórios comuns nesta idade.
O tratamento para o bruxismo do sono normalmente envolve o uso de uma placa de mordida durante o sono. A placa não reduz os episódios de bruxismo a longo prazo, apenas protege os dentes, ATM, músculos, língua e bochechas de seus efeitos deletérios. A placa mais indicada é a de acrílico, feita sob medida para o paciente e ajustada para que todos os dentes toquem de maneira harmônica na mesma. A placa de silicone apresenta muitas desvantagens como a incapacidade de ajuste e, a longo prazo, abrasão dos dentes, além de poder rasgar, o que contra indica o seu uso. Não há também vantagens, pelo menos até o momento, no uso das placas pré fabricadas.
Outras técnicas podem ser associadas ao uso da placa para auxiliar no tratamento. O controle da ansiedade e estresse parece também ajudar no tratamento, bem como a terapia cognitivo comportamental.
A boa qualidade do sono é fundamental no tratamento e instruções sobre higiene do sono devem ser repassadas. Além disso, se durante o exame o paciente apresentar sinais e sintomas de outros distúrbios do sono, o mesmo deve ser encaminhado ao médico do sono para avaliação, diagnóstico e tratamento.
Talvez o tratamento do bruxismo seja mais eficaz quando se descobrir uma medicação que o amenize sem apresentar tantos efeitos colaterais. Algumas medicações foram testadas como uma medicação para reduzir a atividade cardíaca que acontece sempre antes de um evento de bruxismo do sono mas os efeitos colaterais foram terríveis, com queda de pressão brusca dos pacientes, o que não permite a sua prescrição.
Hoje o clonazepan parece apresentar um efeito de redução de eventos de bruxismo mas deve ser utilizado somente em casos especiais e com cautela. Talvez medicamentos que atuem em um estágio prévio identificado ao evento do bruxismo, denominado microdespertar,  possam ser uteis neste tratamento, mas as pesquisas na área estão apenas começando.
Para o bruxismo em vigília, tratamento aqui é direcionado a alertar o paciente, o tornando consciente para este hábito com auxílio de adesivos posicionados em lugares por onde o paciente circula e estimulá-lo a quando visualizar um destes adesivos, evitar de encostar os dentes. Um alerta no telefone celular também pode funcionar.

Por Juliana Stuginski Barbosa

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Medo do dentista

Tá certo, eu admito: tem muita coisa no consultório do dentista que causa desconforto físico e psicológico: desde a cadeira dura na sala de espera até aquela coleção de instrumentos de aparência assustadora. Sem contar umas coisas de consistência e gosto estranhos que colocam na sua boca. Fazer o quê, é preciso! Para a maioria das pessoas o problema termina aí. É chato, mas vamos lá! Só que uma parcela importante da população mundial não vê as coisas assim de forma tão simples.
Medo
Pesquisas apontam que cerca de 50% da população fica ansiosa quando marca a consulta no dentista. Mas o pior mesmo é que mais ou menos 10% das pessoas nem sequer cogita a possibilidade de marcar a tal consulta. E a situação atual é essa: enquanto o número de pessoas que tem MEDO de dentista diminui, o de pessoas com FOBIA de dentista se mantém estável. Segundo Antonio Carrassi, professor da Universidade de Milão, mais de 40% daqueles que, embora tenham acesso aos tratamentos odontológicos, não se submetem a essa terapêutica periodicamente, reconhecem que o principal motivo dessa atitude é o medo do dentista. Bom, sabendo o motivo fica mais fácil…
A revista Community Dentistry and Oral Epidemiology publicou uma pesquisa norueguesa que analisou o impacto da fobia de dentista na saúde do indivíduo. De acordo com essa pesquisa, pessoas que fogem do dentista têm maior incidência de cáries, tártaro, problemas gengivais, perdas dentárias e abscessos. Nenhuma surpresa, pois um componente essencial falta à manutenção da saúde bucal dessas pessoas: supervisão periódica.
Segundo a professora Ruth Freeman, pesquisadora da Faculdade de Odontologia da Queen’s University de Belfast, “a odontofobia pode ser o resultado de um duplo processo: uma falsa conexão e um deslocamento psíquico”. Traduzindo: a pessoa com fobia conecta uma situação presente com um trauma anterior (que não precisa ter nada a ver, necessariamente, com Odontologia) e, não bastasse isso, o medo e a ansiedade experimentados naquela ocasião vêm de “brinde”. Sem contar a sensação de impotência, de estar com a boca aberta, sem poder falar… tudo contribui para o mal-estar. É ou não é assim?
Sobre os estudos e estatísticas aí em cima muitos vão dizer: “Ah, mas esses dados aí são de fora do Brasil, [ironia] onde tudo funciona direito, todo mundo é honesto e limpinho [/ironia] … aqui é BEM pior!”. Não. O Brasil está nessa média aí, e saibam: o cirurgião-dentista brasileiro é considerado referência em Odontologia no mundo todo. Portanto, se fosse pra ser pior em algum lugar, seria lá fora. Pensem nisso.
E se você faz parte do 56% que recorrentemente fazem a ~~piadinha~~: “Eu não tenho medo de dentista, eu tenho medo é do preço que eles cobram” ou acha que a observação que eu fiz acima só serve pra gente rica, clique aqui. 97% das pessoas que leram o artigo do link viram a luz! ;)
Baseado no artigo de Massimo Barberi.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Siso é coisa Séria


Na última quarta feira, o jogador de vôlei brasileiro Leandro Vissotto passou um susto em uma partida do campeonato italiano. O brasileiro teve que abandonar o jogo e os médicos constataram que o jogador teve um quadro de arritmia cardíaca.
Vai tirar o siso vissotto?
Ao examinarem melhor o quadro do atleta os médicos constataram que a arritmia que acometeu Leandro foi devido a um problema no exôfago e uma pericoronarite relacionada ao dente do siso. O atleta ficou em observação no hospital, foi liberado e os médicos descartam qualquer possibilidade de que este fato impeça Leandro de continuar a praticar o esporte.
Os italianos estão muito mais alertas com problemas físicos de seus atletas depois que o jogador de vôlei italiano Vigor Bovolenta teve um mal súbito e faleceu em quadra no fim do mês passado.
Siso é coisa séria!

A importância das Restaurações após o término dos tratamentos de Canal.
Um dos exemplos desta afirmação é devido às situações das contaminações bacterianas existentes no meio bucal pela sua condição especial de se tratar de um local úmido e com milhares de espécies de bactérias.
Sabemos que existem de uma maneira geral, dois tipos bacterianos, os aeróbios e anaeróbios, ou seja, um grupo de bactérias, que pode viver na presença de oxigênio e são chamadas de aeróbias e outro grupo , que vive em meios com ausência de oxigênio e denominadas de anaeróbias. Estas bactérias possuem comportamentos e resistências diferentes, mas as anaeróbias são conhecidamente mais resistentes aos medicamentos normalmente usados pelos Cirurgiões Dentistas. Possuem um poder de contaminação mais efetivo e complexo de atuação. Portanto são mais difíceis de serem destruídas, por outro lado sabemos , que estão presentes e em maior número no interior dos canais radiculares de uma maneira geral. Por estas questões nos dias atuais os tratamentos endodônticos têm sido mais complexos, devido ao comportamento destes microorganismos.
Na Endodontia temos meios efetivos para lidar com estes elementos, através de protocolos de instrumentação cada vez mais efetivos e rápidos. Nossas medicações usadas têm demonstrado eficiência, porém os Especialistas sabem das dificuldades no lidar com estas bactérias. A fase final do tratamento endodôntico tem na obturação do canal seu ponto máximo, através do selamento deste importante espaço com a participação de um cimento e cones de guta percha, através do preenchimento lateral e até a região apical das raízes trabalhadas. Sabemos, que quando bem realizada esta missão o paciente terá uma situação perene de saúde nesta região.
Mas, no dia a dia das atividades clínicas temos observado alguns resultados negativos de tratamentos de canal, embora corretamente realizados. Isto é devido quando há falência no vedamento das restaurações das porções coronárias em algum momento ou esta ocorrendo. As restaurações dividem-se em diretas ou plásticas (amálgamas ou resinas) ou indiretas através das várias formas dos tipos de próteses. A proteção da parte coronária quando apresenta falhas de selamento ou vedação permite a passagem ou penetração de toxinas, fluídos ou até mesmo bactérias, que provocam a dissolução do cimento obturador promovendo espaços ou vazios no canal, que servem de morada ou abrigo de toxinas ou até mesmo de colônias bacterianas, que com o passar do tempo geram o fracasso do tratamento do canal. Na verdade, o tratamento endodôntico leva as culpas, mas quem promoveu a falha foi à falta de vedamento. Portanto, aconselhamos, que o selamento deva ser realizado o mais rápido possível através da restauração da parte coronária dos dentes, que tiveram seus canais tratados.
Ou, quando ocorrer alguma fratura, rompimento de restauração em dentes, que tem tratamento de canal anterior busque o mais rápido possível o seu Dentista para fechar a porção perdida.
Sabemos, que um dente com ruptura de restauração na média com mais de três dias exposto a estas condições, já pode estar sujeito à contaminação bacteriana de todo ambiente de sua obturação de canal. Com esta conduta você evitará ter que retratar o canal ou refazer todo trabalho.
A fotografia mostra nos bordos (limites da parede da cavidade e o material restaurador) as manchas e mudanças de coloração, que são os indicadores de que existem infiltrações e contaminações bacterianas.
Nesta fotografia o molar teve perda da restauração por fadiga.
Observa-se no assoalho da cavidade a existência de restos alimentares, partes de material forrador e nas paredes da cavidade manchas, que caracterizam dentina contaminada por germens. Se o dente tinha tratamento de canal e ficar mais de três dias exposto, como no caso da foto, certamente levará o antigo tratamento de canal ao fracasso, pois ocorrerá a contaminação bacteriana.
Quando temos dentes nesta mesma condição, porém possuem polpa viva (nervo vivo) ocorrerá dor e o paciente procurará o seu Cirurgião Dentista com urgência!
Nos dentes com canal já tratado, como não sentem dor a tendência é esperar, geralmente aguardam vários dias. Esta atitude promoverá a contaminação do canal tratado, comprometendo desnecessariamente o tratamento anterior..
“As visitas semestrais ao seu Cirurgião Dentista de confiança podem evitar tais situações e resultam em melhor qualidade de saúde e vida” 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Odontologia Estética promove verdadeira “plástica sem bisturi”

O sorriso é símbolo de felicidade, de satisfação e realização. É uma expressão marcante da pessoa e transmite seus sentimentos. Proporcionar o bem-estar com o próprio sorriso é o objetivo da Odontologia Estética. Utilizando-se de modernas tecnologias e materiais, a especialidade é capaz de promover uma verdadeira “plástica sem bisturi”, contribuindo para uma aparência mais jovem, harmônica e saudável.
Uma das técnicas mais utilizadas atualmente para melhorar o sorriso e a harmonia facial é a aplicação de facetas de porcelana, indicadas para dentes desgastados, manchados, fraturados, com malformações congênitas ou adquiridas. Segundo o especialista em reabilitação oral, Dr. Joel Mauri dos Santos, o procedimento também apresenta excelente resultados na correção de pequenas deficiências como sulcos naso-labiais profundos, lábios estreitos e pequenas rugas verticais no lábio superior, por meio da recuperação dos dentes.
O tratamento consiste na colocação das facetas onde o dente está desgastado para que ele fique com a posição correta e a altura ideal para que não comprometa a estrutura do rosto. Isso faz com que os músculos de sustentação da face e os do sorriso ganhem tonicidade, ou seja, voltem à posição de trabalho e, com isso, as rugas tendem a desaparecer. “As facetas de porcelana ainda auxiliam na proteção dos dentes naturais, deixando-os mais fortes e prevenindo-os de fraturas”, destaca Santos.
O especialista afirma que na maioria dos casos o tratamento não é muito demorado e, devido ao avanço das novas tecnologias, pouco doloroso. O material e a tecnologia empregada no processo são produzidos em parte na Suécia.
Opções – Além da aplicação de facetas de porcelana, outros procedimentos auxiliam na conquista de um sorriso perfeito, como o clareamento dental, limpezas periódicas no consultório e uma boa higiene bucal. Uma novidade oferecida na clínica do Dr. Joel é o Easyshare, um aparelho que identifica a cor exata do dente, aperfeiçoando a técnica em relação à escala manual utilizada pela maioria dos dentistas. O resultado é uma maior precisão nos procedimentos estéticos.
Diferenciais – Entre os diferenciais da clínica está o trabalho laboratorial integrado. Junto ao consultório, existe um laboratório próprio preparado para atender a todas as necessidades dos pacientes, o que garante a qualidade dos serviços prestados. Além disso, Dr. Joel utiliza anestesia computadorizada, feita somente na área a ser tratada, reduzindo a dor.
Todos os procedimentos são filmados por uma câmera e os casos são fotografados, o que permite o monitoramento do tratamento e maior precisão no resultado final. O material fica arquivado e o dentista pode acompanhar todo o histórico do paciente. A clínica ainda utiliza a radiografia digital, que reduz em 90% a exposição à radiação, e faz o diagnóstico do nível de profundidade da cárie por laser.
Dicas para um belo sorriso: - Após as refeições, sempre escove os dentes e a língua. | - Utilize fio dental, pelo menos uma vez ao dia. | - Dê preferência a escovas com cerdas macias e cabeça pequena. |- Tenha uma vida equilibrada. O estresse pode desencadear doenças como o bruxismo, que se caracteriza pelo ranger involuntário dos dentes. | - Evite morder tampas de caneta ou clipes, roer unhas ou abrir garrafas com a boca. Os dentes têm a única função de mastigação. Hábitos diferentes podem ser lesivos e destrutivos, desgastando e diminuindo os dentes. | - Mantenha uma dieta saudável. | - Faça visitas regulares ao dentista. | - Relacione-se bem consigo mesmo. Ter auto-estima é o primeiro passo para o sorriso perfeito.

domingo, 22 de abril de 2012

Alimentos Que Ajudam a Combater a Cárie

boy drinking milk
Não é nada agradável ter que se privar de coisas gostosas como biscoitos e doces. Mas quando se trata da cárie, nossas escolhas em matéria de comida têm um papel muito importante. Há alimentos que fazem mal aos dentes, enquanto outros possuem nutrientes essenciais que os conservam fortes e saudáveis. Para combater a cárie, dê preferência aos seguintes alimentos:

Cálcio

O cálcio é um ingrediente nobre na prevenção da cárie, principalmente para crianças em fase de crescimento. Uma grande fonte de cálcio são o leite e seus derivados, como iogurte e queijo, e ele não fica depositado na gordura do alimento, o que faz do leite desnatado e do iogurte light ótimas opções. Outras opções são verduras verdes, como brócolis e couve chinesa, peixe, amêndoa, castanha-do-pará e feijão.

Frutas, Fibras e Hortaliças

A ingestão de alimentos ricos em fibras aumenta o fluxo de saliva, o que por sua vez aumenta a produção de defesas minerais que combatem a cárie. Grandes fontes de fibra são as frutas secas, como damasco, uva passa e figo, e as frutas frescas, como banana, maçã e laranja. Outras opções são leguminosas e verduras, como feijão, couve de bruxelas, ervilha, amendoim, amêndoa e farelo de trigo.

Grãos Integrais

São ricos em vitamina B e ferro, importantes para a saúde da gengiva. Os grãos integrais também possuem magnésio, um ingrediente muito importante para os ossos e dentes, fora o fato de serem muito ricos em fibra. Farelo de trigo, arroz integral e cereais integrais e massas feitas com cereal integral são excelentes fontes de grãos integrais.

Doces

Quando dá aquela vontade de comer, pense em alimentos saudáveis, como os mencionados acima. Tente afastar-se dos doces, porque o açúcar se associa à placa e enfraquece o esmalte do dente, deixando-o mais vulnerável à formação de cáries. Na verdade, toda vez que comemos alguma coisa doce, nossos dentes passam os 20 minutos seguintes sob estado de sítio.

A Pirâmide Alimentar

Ao procurar uma dieta saudável para seguir, que faça bem aos dentes e ao corpo todo, procure ater-se à pirâmide alimentar. Sua estrutura indica as proporções de todos os grupos alimentares que precisamos ingerir ao longo do dia

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prótese Dentária

A Prótese Dentária é a especialidade da Odontologia responsável pela reabilitação dos dentes perdidos. As próteses não só substituem os dentes ausentes, como também recuperam as funções mastigatórias, melhoram a fala e a estética. Também previnem a reabsorção óssea mais intensa e a movimentação dos demais dentes, como ocorre quando o espaço ainda não foi reabilitado.


 Tipos de próteses existentes:
Elas podem ser fixas, removíveis, sobre implantes ou sobre dentes. Em relação ao material elas podem ser em metal, resina e porcelana.
 PróteseFixa

As próteses fixas são aquelas que não podem ser removidas pelo paciente. Elas podem ser unitárias ou múltiplas, apoiadas sobre dente ou sobre implante. Nos casos unitários, quando o paciente possui ainda uma raiz recuperável, faz-se uma coroa de porcelana sobre esta raiz. Se a raiz for extraída, faz-se primeiro um implante e depois uma coroa de porcelana aparafusada neste implante. Em casos em que há mais de um dente perdido, pode-se fazer uma prótese fixa apoiada nos dentes vizinhos, ou também apoiada sobre implantes.
Existe ainda, a Prótese Total fixa sobre implante, chamada de Protocolo, feita quando o paciente perdeu todos os dentes de uma arcada.
A higiene bucal é semelhante ao de um dente natural, com escovação, fio dental e enxague bucal. Nos casos de Prótese Protocolo, a higiene pode ser feita com escovas próprias ou com aparelhos com jato de água (Waterpic).
Próteses Móveis
As próteses removíveis são assim chamadas porque podem ser retiradas pelo portador sempre que desejar. A prótese removível pode ser parcial - quando substitui um ou poucos dentes – ou total, que é a popular dentadura. Quando a prótese total removível é apoiada sobre implantes, recebe o nome de Overdenture. Vale ressaltar que a higiene da prótese removível deve ser feita fora da boca sempre após a ingestão de alimentos, com escova cilíndrica e sabão neutro. 
 
Algumas pessoas têm a falsa informação de que uma prótese dura a vida toda. E isso não é verdade. Como qualquer prótese do nosso corpo, as próteses dentárias requerem uma manutenção e devem ser substituídas de tempos em tempos. Em média, uma prótese removível (total ou parcial) deve ser substituída a cada cinco anos. As próteses fixas duram em média oito a dez anos, dependendo da complexidade do caso


Infelizmente, nem todas as próteses conseguem alcançar o grau de exigência estética do paciente. Por mais que seja bem executada, algumas limitações do paciente, como perda óssea e gengival, tornam mais difícil disfarçar alguns detalhes da prótese. Porém hoje em dia, os materiais estão cada vez mais parecidos com a estrutura dental e a grande maioria dos casos consegue atingir uma excelência estética.

Para Saber qual a prótese ideal para o seu caso, você deve consultar o dentista especialista em Prótese, com certeza ele terá a capacidade idela de além de visualizar várias opções, escolher com você a ideal para o seu caso.