terça-feira, 4 de setembro de 2012












                    Retração Gengival

A retração gengival é o deslocamento da gengiva em direção ao ápice do dente, promovendo a exposição da raiz do mesmo. Inicialmente passa desapercebida, porém, o processo contínuo deste deslocamento provoca sensibilidade e importantes transtornos estéticos ao paciente.
Pode aparecer em um único dente isoladamente ou em vários, não necessariamente, agrupados. A causa principal está ligada ao trauma, que pode ocorrer por diferentes vias e fatores.
Contudo, a sobrecarga sobre um dente ou grupo de dente, é claramente o fator causal mais importante.
Os dentes estão dispostos fisiologicamente a receber cargas mastigatórias no sentido do seu longo eixo, conseqüência natural da relação equilibrada com o seu oponente na arcada.
Quando por algum motivo, está relação não se apresenta de forma adequada, forças laterais são incididas sobre o dente, gerando pressões excessivas e contrárias à disposição dos ligamentos dentais, que na dependência do tempo e do tipo de trauma, não suportam a sobrecarga, perdendo suas inserções com a gengiva, permitindo com que essa se retraia.
Outros fatores traumáticos como placas de bactérias (baixa higiene oral), tabagismos, apertamento dental excessivo, bruxismo, próteses ou restaurações mal adaptadas e inserções do freio labial alta, surgem como agentes contribuintes ou iniciadores do processo.
A retração gengival é irreversível, podendo ser tratada nos casos estéticos mais graves através de enxertos gengivais em um ou no máximo dois dentes, cujo previsibilidade do resultado é um tanto incerta quanto à sua eficiência, principalmente nos casos onde o fator causal não foi removido.
Portanto, o melhor maneira de se evitar este tipo de transtorno, é estar sempre atento a qualquer sensibilidade ou modificação da gengiva e dente, bem como eleger um programa preventivo de consultas periódicas semestrais.
Prevenir sempre é o melhor caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário