domingo, 20 de maio de 2012

Visitar o dentista antes dos 3 anos de Idade

 
Visita ao dentista entre 0 a 3 anos
de idade diminui cárie em 69%

 
Estudos comprovam que a mãe é a principal fonte de transmissão de bactérias bucais para os bebês, aumentando as chances de desenvolverem cárie e outros problemas bucais. O atendimento odontológico de zero a três anos de idade, quando realizado com frequência de quatro vezes ao ano, mostra declínio de cárie de 69%. Este e outros temas estarão no maior congresso internacional de pesquisa em Cariologia, Orca 2012, que acontece em Cabo Frio (RJ) em junho. É a primeira vez que o evento ocorre na América Latina
 
Mesmo coberta de carinho e boas intenções, a mãe pode transmitir ao seu bebê bactérias bucais que causam cárie, aumentando as chances dele desenvolvê-la na infância e na vida adulta, entre outros problemas decorrentes da doença. Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, crianças de 18 a 36 meses já têm em média um dente cariado, sendo que no Sudeste, a ocorrência de cárie nesta faixa etária é de 31% a 39% e no Nordeste pode atingir 97%, reforçando a importância da prevenção já nesta idade.
A cirurgiã-dentista e pesquisadora Sonia Groisman afirma que hoje já existem diversas medidas odontológicas que previnem efetivamente a transmissão destas bactérias. O tratamento do bebê deve começar pelos cuidados com a saúde bucal da mãe, já na gestação, e continuar após o parto para os dois, garantindo benefícios em saúde e qualidade de vida que serão levados para toda a vida. Sonia preside o 59º Congresso da European Organisation for Caries Research (Orca), que acontece de 27 a 30 de junho em Cabo Frio (RJ).
Além dos cuidados já conhecidos em higiene bucal, o controle de consumo de açúcares, profilaxia dental e aplicação tópica de flúor, Sonia recomenda ações adicionais no consultório para diminuir o nível salivar de bactérias da cárie na mãe, o que reduz as chances de transmissão. É indicada a aplicação de gel de clorexedina (antimicrobiano), entre outros tratamentos que inibem a progressão das cavidades no esmalte dental, além de técnicas infiltrativas em lesões iniciais de cárie.
Já para o bebê, o ideal é que as visitas ao dentista sejam combinadas com as visitas ao pediatra, mesmo antes do surgimento dos primeiros dentes de leite. De qualquer forma, após a erupção dos dentes, a criança pode receber, de acordo com o seu risco, aplicações de verniz de flúor e/ou de clorexedina e outros tratamentos que estimulam a mineralização do esmalte.
“O atendimento odontológico de zero a três anos de idade, quando realizado com frequência de quatro vezes ao ano, mostra declínio de cárie de 69%. Além disso, a correta orientação da mãe pelo cirurgião-dentista é fundamental, inclusive para motivá-la a cuidar de sua própria saúde bucal”, diz a pesquisadora.
Orca 2012 – O 59º Congresso da European Organisation for Caries Research (Orca) é o mais importante evento do mundo em pesquisa em Cariologia e este ano acontece pela primeira vez no Brasil e na América Latina, de 27 a 30 de junho em Cabo Frio (RJ). O evento é presidido pela cirurgiã-dentista e pesquisadora brasileira Sonia Groisman (foto), pós-graduada em Cariologia e Periodontia pela Universidade de Lund (Suécia) e professora associada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FO/UFRJ).
O objetivo é apresentar o conhecimento das pesquisas clínicas científicas sobre as causas, diagnóstico, tratamento e prevenção da cárie dental, para que o cirurgião-dentista possa utilizar na sua atuação diária em consultório, assim como subsidiar novas pesquisas. Um dos destaques da programação é a palestra “Gap Between Knowledge and Research Implementation in Dental Caries”, por Samuel Moysés, doutor em Epidemiologia e Saúde Pública pela University College of London, além das apresentações de painéis de pesquisa.
No dia 25 de junho, acontece no Rio de Janeiro, o curso pré-evento “Contemporary Management of Caries for General Practitioners”, que abordará o diagnóstico precoce de forma bem prática para o cirurgião-dentista aplicar no seu dia a dia profissional.
O congresso tem o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), da FO/UFRJ e das prefeituras de Cabo Frio e de Arraial do Cabo.
Mais informações:
www.orca2012.com e www.orca-caries-research.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário